Dai a Deus o que é de Deus.

Mateus 22:15-22


PASTORAL DA CATEQUESE

      " A catequese de crianças, jovens e adultos procura fazer com que a Palavra de Deus seja meditada na oração pessoal, atualizada na oração litúrgica e interiorizada em todo o tempo, a fim de produzir seu fruto numa vida nova. A catequese é também um momento em que a piedade popular pode ser avaliada e educada. " (CIC) .

       A Catequese é um ministério, erroneamente confundido somente com a reparação e crianças para a 1ª Eucaristia. Catequese é um processo permanente da fé, devendo ser iniciada com o testemunho dos pais e passando por diversas fases: Pré-catequese, Primeira Eucaristia, Perseverança, Crisma, Grupo de Jovens e, posteriormente, engajamento em uma das Pastorais da Igreja.


       O ministério da Catequese para 1ª Eucaristia ocupa-se com a preparação de crianças, a partir dos 9 anos de idade, para o 1º encontro com Jesus no Sacramento da Eucaristia, para jovens (a partir de 15 anos) e adultos para o sacramento do Crisma ou sacramento da Confirmação. Tem grande importância na Igreja, pois, para muitas crianças, jovens e adultos, é o primeiro anúncio da palavra de Deus, o primeiro contato que elas mantêm com a pessoa de Jesus Cristo.


       


       CATEQUESE: MISSÃO EVANGELIZADORA


       A Catequese da Paróquia São Pedro e da Capela Imaculada Conceição de Maria está voltada para a evangelização de crianças, jovens e adultos. As nossas turmas são divididas em etapas.


A Pré – Eucaristia I (para crianças com 6 e 7 anos de idade) e a Pré – Eucaristia II (para crianças de 8 anos de idade) são turmas voltadas para a iniciação da vida cristã. Nessas turmas, as crianças aprendem as primeiras orações do cristão de forma divertida e dinâmica.


Em seguida, tem-se a Eucaristia I que acolhe crianças a partir dos 9 anos de idade e aqueles adolescentes com até 15 anos de idade, evangelizando-os através dos ensinamentos bíblicos e litúrgicos.


A Eucaristia II é um segmento pelo qual as crianças e adolescentes se preparam, com mais responsabilidade, para receberem o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo.


Como acontecem todos os anos, os adolescentes que receberam a 1ª Eucaristia são convidados a perseverarem na fé e na Igreja, isto é, são convidados a participarem da turma de Perseverança. Esta etapa recebe os adolescentes com até 15 anos de idade e que tenham recebido a 1ª Comunhão. Seu conteúdo está voltado para a evangelização e para os valores morais e éticos do cristão, além de prepará-los para entrar na Crisma com mais responsabilidade.

Já a Crisma, último sacramento de iniciação cristã, está voltada para receber os jovens da nossa comunidade. É preciso apenas ter 15 anos completos, idade mínima exigida pela Arquidiocese de Brasília. Em nossa Paróquia e na Capela, os jovens são preparados durante dois anos para receberem a Unção do Espírito Santo, e assim, iniciarem sua missão na Igreja, isto é, eles só podem participar de uma pastoral após serem crismados.


Além da Crisma, temos a Catequese de Adultos, etapa essa que tem o propósito de preparar aqueles adultos que não receberam ou não concluíram os Sacramentos de Iniciação Cristã, a saber: Batismo, Eucaristia e Crisma. Portanto, o propósito desta etapa é prepará-los para receberem estes três importantes sacramentos.


Portanto, a Catequese é a porta de entrada da Igreja. Conforme o Diretório Nacional de Catequese (2006, pág. 07), a Catequese é “um ministério vital para a educação na fé, na esperança e na caridade daqueles que optam por seguir Jesus Cristo”.


Atualmente, a Catequese, como educação da fé, preocupa-se com a realidade em que vivemos. Por isso, o conteúdo e a mensagem transmitidos aos nossos catequizandos são contextualizados, mostrando-lhes o verdadeiro sentido de nossa missão: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura!” (Mc 16, 15)


Curiosidades:


Santa Teresinha do Menino Jesus é a Padroeira da Catequese!

26/08/2007 é o Dia do Catequista!