Dai a Deus o que é de Deus.

Mateus 22:15-22


Como surgiu A CAPELA?

Comunidade Sagrada Família
Núcleo Rural Ponte Alta Norte (Gama-DF)


LOCAL:


Origem da Comunidade

          No início do ano de 1998, a então diretoria da extinta Associação dos Produtores Rurais de Ponte alta Norte recorreu ao senhor Teodomiro, membro da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no Setor Oeste-Gama, no sentido de conseguir um padre para celebrar missas na comunidade.

          Em meados daquele ano, o recém-chegado no Gama, Padre Euclides Gonçalves Ferreira(FOTO 1), foi designado para atender a demanda da comunidade.


 (FOTO 1) 
* PADRE EUCLIDES ATÉ HOJE ESTÁ COM A COMUNIDADE (10 DE MAIO2011)

          Inicialmente, era celebrada uma missa por mês, no centro comunitário da associação (Foto 2). Nascia, naquela ocasião, a Comunidade Sagrada Família.


(Foto 2) Será postada

          Seguiram-se as celebrações (sem regularidade), até que, no início do ano de 2003,  um grupo de senhoras intregrantes da Legião de Maria, percorreu a localidade no sentido de conseguir a doação de um terreno (FOTO 3), em local adequado, para construção de uma capela.


(FOTO 3)


Origem da Capela Sagrada Família

          O casal Jonas e Cecília dispôs-se a doar uma parcela da sua chácara, à margem da Rodovia DF 475 - km 3, para instalação da capela pretendida. Na mesma ocasião, por decisão do Pe. Euclides foi designado o casal Aquelino e Maria Cândida para coordenar a constução e implantação da capela, que teve origem com o lançamento da pedra fundamental (FOTO 4), no dia 1° de março de 2003 , com a celebração de uma Missa presidida por Dom Jésus, de saudosa memória, bispo auxiliar da Diocese de Brasília, e concelebrada pelo Pe. Euclides.


(FOTO 4)

          A partir do lançamento da pedra fundamental, intensificaram-se os esforçoes no sentido de angariar, junto à comunidade, os recursos para dar início à construção da Capela Sagrada Família, afiliada da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos (FOTO 5) .


(FOTO 5) Será postada

          Enquanto se tomavam as providências para o início da construção, eram celebradas missas na varanda da chácara (FOTO 6) do senhor Jonas, no Segundo e quarto sábado de cada mês.


(FOTO 6)

           Logo que foram erguidos os pilares de concreto e colocado o telhado, mesmo em condições precárias (FOTOS 7,8, 9 e 10), as missas passaram a ser celebradas no próprio local, em todos os sábados, às 16 h, como permanece acontecendo nos dias atuais (FOTO 11).

(FOTO 7)


(FOTO 8)


(FOTO 9)


(FOTO 10) 


  (FOTO 11) 
CAPELA SAGRADA FAMÍLIA


"Jesus, Maria e José! Minha família vossa é."